Como descontar o Vale-transporte da empregada doméstica no eSocial?
O recebimento do vale-transporte fica a critério do empregado doméstico, que pode escolher receber ou não o benefício. Caso opte pelo pagamento, deve assinar o contrato que autoriza expressamente o desconto mensal de 6% na folha de pagamento.
Quem paga o vale transporte da empregada doméstica?
O empregado tem obrigação de contribuir com o valor da sua passagem na proporção equivalente a 6% do valor do seu salário, quantia que será descontada em folha. Se o saldo de passagens mensais tiver um valor menor do que 6% do salário, então o empregador deverá descontar no máximo o valor referente a passagem.
É obrigatório vale transporte para empregado doméstico?
O vale-transporte é um benefício obrigatório instituído através da Lei nº 7.418 de 1985 e regulamentado pelo Decreto 95.247 de 1987. Se a empregada doméstica utiliza o transporte público para ir trabalhar, ela tem direito ao benefício.
Como incluir o vale transporte no eSocial?
Selecione a opção “Adicional” e avance; No campo categoria selecione ‘Outros’ e clique em “Consultar”; O Sistema demonstrará a listagem de Rubricas disponíveis nesta categoria, selecione a opção: ‘ Vale transporte – Rubrica Informativa ‘ e clique em “Importar”
Como fazer vale transporte para empregada doméstica?
O valor do vale-transporte para empregado doméstico deve ser definido com base na quantidade de vales que são necessários para o deslocamento e o custo de aquisição. É fácil: se o empregado precisa de dois vales por dia para o deslocamento e o mês terá 25 dias trabalhados, serão necessários 50 vales (2 x 25).
Quando pagar o vale transporte da doméstica?
O pagamento do vale-transporte de um mês é sempre realizado no último dia útil do mês anterior a ele. Ou seja, o vale-transporte de empregada doméstica de fevereiro deve ser pago até o último dia útil de janeiro.
Como pagar Vale-transporte para doméstica?
Quando e como pagar o vale-transporte da doméstica? O chefe pode fazer um acordo sobre a forma de pagamento do vale-transporte. As passagens podem ser pagas ou mensalmente ou semanalmente. O benefício pode ser pago em dinheiro na folha de pagamento, tanto quanto em cartões próprios ou até mesmo tickets.
O que diz a CLT sobre Vale-transporte?
Afinal, o que diz a lei do vale-transporte CLT? De acordo com a legislação, qualquer trabalhador que necessite utilizar o transporte público para realizar o trajeto de sua residência até seu posto de trabalho, tem o direito de receber os valores desse deslocamento de forma antecipada do empregador.
O que se desconta do empregado doméstico?
O decreto 3.048/1999 prevê que cabe aos empregadores descontar a contribuição previdenciária do empregado doméstico. As alíquotas podem ser de 8%, 9% e 11%, de acordo com a faixa salarial do trabalhador. Neste caso, o recolhimento é obrigatório e o não cumprimento pode acarretar multa ao empregador doméstico.
Como funciona o vale transporte para doméstica?
Resumidamente, o custo total do vale-transporte é dividido entre empregador e empregada doméstica. Então, da folha de pagamento da doméstica será descontado, caso opte pelo recebimento do benefício, 6% sobre seu salário. Este valor deve ser destinado inteiramente ao pagamento dos custos do deslocamento da doméstica.
Pode pagar Vale-transporte em dinheiro para doméstica?
Uma das grandes vantagens do emprego doméstico para o empregador é justamente esta: o vale-transporte pode ser pago em dinheiro, sem que seja necessária a intermediação de uma emissora. Nesse recibo, devem ser detalhados a quantidade de dias trabalhados, o custo diário e o valor total pago no mês.
Como descontar o vale transporte no e social?
Isso é feito pelo preenchimento de um formulário com seus dados pessoais e os meios de transporte utilizados. Além disso, também deve-se registrar o valor atualizado do bilhete e quantas vezes por semana ela comparecerá ao trabalho. Caso não precise, deve assinar uma declaração com essa afirmação.
Qual o pagamento do vale-transporte para empregado doméstico?
O pagamento do vale-transporte para empregado doméstico é um benefício previsto em lei. Trata-se de um direito que é descontado do salário e cobre os gastos com o deslocamento da residência para o trabalho e vice-versa.
Qual o percentual de desconto do vale-transporte da doméstica?
O percentual de desconto do vale-transporte do salário da doméstica é de 6%. Esse percentual incide sobre o salário bruto, sendo que horas extras e outros adicionais não entram na conta. Agora, quando o vale-transporte da empregada for menor do que 6% de seu salário bruto, o valor real deverá ser descontado.
Qual o custo do vale-transporte doméstica?
Resumidamente, o custo total do vale-transporte é dividido entre empregador e empregada doméstica. Então, da folha de pagamento da doméstica será descontado, caso opte pelo recebimento do benefício, 6% sobre seu salário.
Como o vale-transporte afeta a sua gestão doméstica?
Como o vale-transporte afeta os seus custos na gestão doméstica? Como vimos, o vale-transporte e seu percentual de desconto são fatores importantes para o cálculo do salário da doméstica. Ainda bem que, para facilitar a sua gestão, o Hora do Lar disponibiliza e-books, checklists e ferramentas exclusivas para a tarefa.